segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mapas e Símbolos Municipais:Ipixuna /AM.


Prezados leitores o texto a seguir trata-se de uma pesquisa em andamento,portanto algumas informações podem sofrer modificações.


 O MUNICÍPIO DE IPIXUNA

Verônica Lima e Silva de Almeida*
Passado é memória e memória é identidade.
                
                           Segundo o Art. 20 da Lei Orgânica do Município - São feriados municipais destinados a comemoração da coletividade nas datas fixadas no calendário.
I   -  Dia 18 de fevereiro - data de aniversário do Município;
II  -  Dia 24 de junho -festa tradicional do Município;
III -  Dia 15 de setembro - dia de Nossa Senhora das Dores "Padroeira do Município";
IV - Dia 04 de outubro - dia de São Francisco das Chagas "Patrono do Município".(Lei Orgânica do Município de Ipixuna,publicado em 28/06/1990:16).
           
                  Enquanto o site oficial da Imprensa do Amazonas não disponibiliza os documentos oficiais da Municipalidade para pesquisa, procurarei quando possível colocar nesse blog cópia de documentos oficiais e informações que julgo serem relevantes para àqueles que queiram escrever sobre o Município de Ipixuna/AM. 
                    (12/11/13)Quero agradecer ao Presidente do Diário Oficial do Estado do Amazonas,seu Jamil Seffair pelo envio do Diário Oficial desse Estado,onde consta a publicação da lei de criação do Município de Ipixuna e também  da Lei Orgânica  deste Município.Assim socializo aqui a publicação da Lei N.º 96 de 19 de Dezembro de 1955,que criou 16 novos Municípios no Estado do Amazonas.Dentre eles o Município de Ipixuna.

“ Art.7.° ­- Fica criado o Município de Ipixuna desdobrado do, Município de Eirunepé e constituído dos sub-distritos:Foz de Riozinho,Foz do Ipixuna,Foz do Hudson,e parte das Foz do Gregório e Canindé,com séde na localidade de Guajará,pela presente elevada à categoria de cidade.Parágrafo Único – Os limites do Município de Ipixuna criado pelo artigo 7,° da presente Lei são:Com o Território Federal do Acre:Começa na intersecção do divisor de águas Riozinho-Gregório com a linha Cunha Gomes e segue por esta linha até a sua intersecção com o divisor de águas Javarí-Juruá.Com o Município de Atalaia do Norte:Começa na intersecção da linha Cunha Gomes com o divisor de águas Javarí-Juruá e prossegue por êsse divisor até o ponto mais próximo da nascente principal do rio Jutaí,nos limites do Município de Jutaí.Com o Município de Eirunepé:Começa no ponto mais próximo da nascente principal do rio Jutaí.Daí uma linha até encontrar o rio Juruá,nos Limites do seringal Cotegipe à margem esquerda,subindo pelo referido rio até a foz do igarapé Reconquista. Êste igarapé até encontrar o divisor Riozinho-Gregório.Êste divisor prosseguindo,até encontrar a linha Cunha Gomes.(DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO AMAZONAS.ANO LXII-MANAUS –Terça-feira,20.Dezembro de 1955.NÚMERO - 17898;Págs:2,3)


                    A sede do Município deveria ter sido instalada na localidade de  Guajará,como se observa no texto acima,mas segundo alguns moradores antigos com quem conversei em  setembro de 2013,momento em que estive no Município, devido a extensão territorial do Município seria impossível atender a partir dali os anseios da população,no quesito saúde e educação.Vale lembrar que o Município continuou juridicamente atrelado a Comarca de Eirunepé,bem distante de Guajará,demandando portanto, longos dias de viagem de barco para que os novos Munícipes ali se dirigissem para resolverem suas questões de ordem jurídica.Essas dificuldades apontadas pelos muitos seringalistas da região foram então levadas ao  governador do Amazonas Plínio Ramos Coelho(1920-2001),que resolveu o impasse,ficando a sede do Município de Ipixuna provisoriamente no Seringal Monte Lígia, e em  18 de fevereiro de 1956,sendo transferida para o seringal Porto Rico de propriedade de José Pereira de Lemos e Maria Marquez de Oliveira,onde permanece até hoje.Portanto localizado numa área mais central do território.
             O Art. 17. ° dessa mesma lei diz que os Prefeitos dos Municípios criados “serão nomeados,em sua primeira investidura,pelo Governador do Estado,os quais instalarão o Governo Municipal,providenciarão a construção dos próprios públicos,a instalação dos serviços e o recebimento das verbas federais que couberem à Municipalidade”(D.O:20/12/1955:5). Como assim o foi o primeiro Prefeito e fundador de Ipixuna, senhor Varcy Herculano Barroso (1955-1957).
                       O Município de Ipixuna juntamente com os municípios de Carauari,Eirunepé,Envira,Itamarati,Juruá e Guajará,formam  a 4ª Sub-Região:denominada Região do Juruá.Distando cerca de 1.368 km em linha reta da capital Manaus,numa distancia fluvial de mais de 3000 km,tem sua sustentação econômica com base  no extrativismo,na industria de olarias,no beneficiamento de cana-de-açúcar,na produção de farinha de mandioca,no comercio dentre outras atividades econômicas.

                                                              

                                                   SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Bandeira do Município de Ipixuna,AM.


                   A Bandeira de Ipixuna é Composta de três cores: Preta,Verde e Vermelha.A cor ”Preta é a borracha.Depois de pegar o sol.” a “A verde representa as matas,de sua bonita floresta,e a vermelha:O sangue derramado.Por homens nordestinos.Que foram sacrificados. (Varcy Herculano Barroso:62),primeiro prefeito do Município de Ipixuna.

Mapa do Município de Ipixuna em 1957.
Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,IBGE,1957.




HINO DE IPIXUNA
Letra:Newton de Lima e Silva
Música:Professora Iraci Amorim

I

No meio de florestas gigantescas
Te ergues pequenina e sobranceira
Oh crescente  Cidade de Ipixuna
No rio Juruá na ribanceira.

Estrofe

Eia...Sus oh Ipixuna,
Te acompanha em fados mil
Pois se cresce o teu progresso,
É o progresso do Brasil

Dos municípios todos do amazonas,
O mais distante és tu e no entanto
Pelo constante esforço de teus filhos
Teu desenvolvimento causa espanto.

III
                          
     Teu solo variado e sempre fértil
Vivo esperando o braço empreendedor
Para todos encher de ricos frutos 
Pelo dever sublime do labor

      IV

Ninguém impedirá o teu triunfo
Pois teu povo é modesto e varonil
Segue o lema que é ORDEM E PROGRESSO
Para glória e grandeza do Brasil.








































































2 comentários:

  1. Boa tarde, pesquisando no google sobre a bandeira do município somente aparece uma com fundo verde, um círculo preto com a estrela vermelha ao centro. Vocês postaram no blog uma imagem com listras pretas e vermelhas o fundo verde e o mesmo círculo com a estrela só que este não é centralizado e sim mais para a esquerda. Qual delas é a bandeira oficial? O município tem um brasão? Me envie um email: simbolosmunicipais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarda,
    A época da publicação da Bandeira no blog não foi identificado no site oficial do Município a publicação de nenhum símbolo municipal. Então solicitamos a uma funcionária da Prefeitura local que nos enviasse uma imagem da Bandeira Oficial,a qual postamos.A Bandeira Oficial já se enontra no site da Prefeitura de Ipixuna/AM.Pedimos desculpas pelo erro,mas ainda não foi possível excluir a imagem aqui postada visto que ocorreu um problema no blog e até a presente data não foi solucionado. Tão logo seja resolvido faremos a exclusãod Bandeira aqui disponibilizada.Segue novo email
    para contato: ve_peixes@hotmail.com .
    Grata.
    Verônica Lima

    ResponderExcluir